segunda-feira, 26 de junho de 2017

VI campeonato sul-sudeste de karate tradicional

Jayme Sandall (RJ) vs Nathan Filipe (RJ)
Natacha Marques (RJ) vs Manuela Spessatto (RS) 







Presidente da FERJKT, Ary Arsolino, e o sensei Jociglei Cadena (RJ)




Frank Manera (RS) - atleta destaque
Frank Manera e Hannah Aires (RS)

As campeãs de kata e kumite por equipes (RS)



Aconteceu, na bela cidade de Joinvile, o campeonato sul-sudeste de karate tradicional 2017.
O evento contou com a presença de figuras ilustres do karate brasileiro como o presidente da cbkt,  Gilberto Gaertner, o diretor técnico Alfredo Aires, e os mestres Ugo Arrigoni, Júlio Arai e Watanabe.

A organização ficou a cargo da federação do Estado de Santa Catarina de karate tradicional, que deu show. O local foi impecável, e o cronograma cumprido à risca. Parabéns ao sensei Robert pelo excelente trabalho.

Na categoria adulto feminino, a multicampeã Manuela Spessatto (RS) confirmou o favoritismo e levou os títulos de kata individual e por equipes (junto com Hannah Aires e Cristiane Babinski). Essa mesma equipe irá representar o Brasil no mundial JKA de agosto, na Irlanda.
No kata individual, ela segue fazendo história ao vencer um título após o outro, tanto na JKA quanto no Tradicional. É a favorita ao título brasileiro em Salvador, em setembro.
Essa mesma equipe, acrescida de Kauane Scarbi , conquistou o título de kumite por equipes vencendo as paranaenses na final.
No fukugo, Hannah Aires (RS) ficou com o título.
No kumite individual, a carioca Natacha Marques venceu a Manuela Spessatto em um duelo de tirar o fôlego. Na grande final, venceu outra gaúcha, Cristiane Babinski e sagrou-se campeã sul- sudeste.
Foi a primeira vez que uma atleta do Rio de Janeiro venceu um título individual nessa modalidade.

No masculino, os gaúchos ficaram com o título do kata por equipes.
No kumite por equipes, final entre RJ e RS. Três lutas muito disputadas, e no final os cariocas levando o título pela terceira vez (2011, 2012 e 2017)
Jayme Sandall estava em dia inspirado, e venceu no kata individual, com Gojushiho-sho, por apenas um décimo. Em segundo lugar, o excelente atleta Joel (PR)
No fukugo, mais um título para Jayme, que após passar pela pedreira Frank Manera (RS), reeditando a luta final do campeonato brasileiro JKA desse ano, venceu no kitei contra um paranaense e fez a final contra o também gaúcho Douglas Albano.
No kumite individual, quis o destino que logo na primeira rodade se enfrentassem novamente os finalistas do brasileiro JKA. Jayme Sandall venceu novamente Frank Manera no detalhe. Passou em seguida pelo paranaense Joel, e fez a semi-final contra o também carioca Nathan Felipe, que integrará juntamente com Frank e Jayme a Seleção Brasileira JKA que viajará em agosto para o mundial JKA da Irlanda.
Na outra chave, Leonardo Riveiro (RJ), venceu um catarinense, e passou pelos cariocas companheiros de equipe Pedro Camacho e Igor Leite (semi-final).
Na grande final, a experiência de Sandall falou mais alto, e ele conseguiu vencer Leonardo Riveiro.

As finais de fukugo e kumite individual masculino contaram com a arbitragem central do sensei Watanabe, o que honrou muito os atletas.

Fica aqui registrado os parabéns à CBKT e à FKTSC pela balíssima competição.
Parabéns também aos atletas, que mostraram o verdadeiro espírito do karate Tradicional, onde os títulos são secundários, e a postura correta é sempre o mais importante.

Que venha o brasileiro Tradicional, em setembro, na linda cidade de Salvador.

OSS!

5 comentários:

Sidney Oliveira disse...

Parabéns a todos que participaram do campeonato!
E, não poderia deixar de parabenizá-lo, amigão jaime Sandall, pelo excelente texto e de nos deixar sempre bem informados sobre tudo que acontece na atmosfera desta arte tão fancinante,
que é o karatê!
OSS!

Unknown disse...

Excelente atleta Jayme. E também um exemplo de humildade. Oss tava show o evento.

Paty disse...

Parabéns a todos os atletas e a nossa academia Acokat de Pitanga Pr, que se destacou com o 1° lugar no campeonato sul sudeste. É uma honra poder acompanhar meu filho nos campeonatos.

Jayme Sandall disse...

Grande amigo Sidney. .. Só faltaram as suas fotos! Oss

Jayme Sandall disse...

Muito obrigado pelas palavras Alessandro. Abraço!