segunda-feira, 7 de maio de 2018

Samurai

Resultado de imagem para ugo arrigoni

Ugo Arrigoni era um jovem pequeno e magro quando resolveu entrar no karate.

Começou em uma época em que menores de idade eram proibidos de praticar, devido à violência da luta e do vigor dos treinamentos.  Ele tinha 16 anos...
Mostrou ali, naquele início,  o traço de personalidade que lhe era característico, e que lhe renderia fãs pelo mundo inteiro: ele jamais teve medo de se arriscar.

Competiu durante duas décadas, lutando contra adversários muito maiores em uma época onde não existiam luvas ou protetores de boca, e o karate era um só.  Todos disputavam juntos.
Enfrentou de igual para igual gigantes como Paulo Góes, Antônio Pinto, Ronaldo Carlos e James Field. Sem medo, sem se preocupar em se machucar ou se expor.
No exame de dan realizado no dia 27 de abril de 2018, no clube Nipon, em Arujá, Ugo Arrigoni escreveu mais um capítulo de sua trajetória.

Aos 65 anos, Arrigoni sofre de uma insuficiência cardíaca grave, e usa um desfibrilador que fica sob a pele do peito - demonstrando o risco de uma parada cardíaca que ele corre.
Foi proibido pelos médicos de fazer exercícios físicos pesados. Havia o risco de morte.
Mestre reconhecido mundialmente,  ele não precisava se expor diante de centenas de pessoas para fazer um exame de dan. Podia fazer como vários outros mestres, que não fariam nem fizeram isso jamais na frente de ninguém,  exatamente para não expor suas próprias fraquezas.
Mas o traço que o definiu lá atrás, no começo de tudo, a característica que lhe definiu como atleta, ainda está  dentro dele.

Sem nem um segundo sequer pensar em se poupar ou resguardar, ele se propôs a fazer o exame para sexto dan na jka (lembrando que já possui a graduação de sétimo dan no Tradicional, concedida pelo sensei Nishiyama)
Sensei Ugo fez o exame.

Fez o kihon com o kime que lhe é característico. Fez o kata Jion com toda a força... E então seu coração pediu um tempo. Aliás exigiu um tempo.

Ele precisou sentar um pouco enquanto seu coração disparava.

Todos se preocuparam, e da mesa examinadora (mestres Ueki e Enoue) veio o recado: ele não precisava mostrar mais nada.
Mas eles não sabiam que Ugo não era um simples professor ou ex-atleta.

Era, antes de tudo um samurai.

E, como samurai,  estava disposto a morrer de pé.

Ele se levantou e disse: vou fazer o kata que treinei.
Diante de mais de cem pessoas que assitiam em silêncio absoluto, ele fez o Nijushiho.

Da mesa, vinha a voz de Sensei Machida: "Ugo! Não precisa colocar força!"

E isso só fazia com que ele fizesse com mais vontade e espírito de luta.
Arrigoni sabia que podia morrer.

Sabia que o caminho mais seguro seria parar, fazer sem força, desistir.

Mas ele é samurai.

E , como samurai, decidiu que preferia se arriscar a morrer de pé, em vez de viver com medo.
No final, todos aplaudiram. De pé.
Oss!

Um comentário:

Unknown disse...

Só para quem estava lá, para ver Ugo Arrigoni Sensei, verdadeiramente um grande Samurai, obrigado pelo exemplo e o legado que tem deixado, OSS!!